Pesquisar este blog

Barbosa pede a prisão imediata dos mensaleiros


Os ministros Marco Aurélio, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Rosa Weber e Luís Roberto Barroso durante a retomada do julgamento do mensalão com a apreciação dos segundos embargos de declaração
Foto: André Coelho / Agência O Globo

BRASÍLIA e RIO - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) pediu o cumprimento imediato da pena de 20 dos 25 réus do mensalão. Entre estes réus estão o ex-presidente do PT José Dirceu, Marcos Valério, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) e o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato; outros dois, Enivaldo Quadrado e José Borba, teriam direito a penas alternativas, que também devem ser cumpridas imediatamente, segundo Barbosa. O plenário do STF já declarou o trânsito em julgado em relação a Pizzolato e determinou a execução imediata da pena de 12 anos e 7 meses de prisão.

- É imperativo dar o imediato cumprimento da pena contra os crimes aos quais não cabem embargos infringentes - disse o presidente do tribunal.

O ministro Ricardo Lewandowski contestou, alegando que os advogados deveriam ser notificados para tomar conhecimento da decisão de Barbosa, e uma discussão entre os ministros começou.

- Vamos deixar de lado essas manobras, ministro Lewandowski - disparou Barbosa, que também criticou o fato de o Ministério Público ter deixado para se manifestar um dia antes do julgamento.

Fonte: O Globo
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: