Pesquisar este blog

Campos com vasta programação no mês da Cultura

Patricia Cordeiro 4

Novembro é o Mês da Cultura. A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) preparou uma vasta programação para comemorar esta data tão importante no país. A municipalidade tem valorizado todas as correntes estéticas culturais. Exposições, Café Literário, Festivais de Samba, Teatro Infantil, Cultura Urbana e Sarau integram a agenda deste mês.

Nesta segunda-feira (4), a partir das 9h, as artesãs da Baixada Campista vão expor seus trabalhos na Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, de Goitacazes, através da exposição “Trilho das Artes”. O projeto “Biblioteca vai à Escola”, que este ano homenageia o escritor campista José Cândido de Carvalho, acontecerá na Escola Municipal Manoel Coelho.

Na terça-feira (5), Dia da Cultura, a exposição “Imbé: Terra dos quilombolas” sai do Museu e vai abrilhantar a Casa de Cultura de Goitacazes. O fotógrafo Antônio Cruz retrata o cotidiano dos moradores das comunidades quilombolas da região do Imbé. Na oportunidade o pesquisador Hélvio Cordeiro e o curador Jorge Luiz dos Santos estarão desmistificando as histórias da região.

Na quinta-feira (7), a partir das 15h, será aberta a exposição “Memória do Açúcar”, que relata por meio de fotos antigas, quadros, objetos e documentos dos momentos históricos da indústria canavieira na região. No Cepop, no mesmo dia começam as eliminatórias do Festival de Samba Wilson Batista, promovido pela Superintendência de Igualdade Racial (SIR).

Os alunos do Curso Livre de Teatro, em comemoração à Proclamação da República, estão preparando uma apresentação para marcar a data, tão importante para o país, no Museu Histórico. A encenação será realizada no dia 14, véspera do Dia da Proclamação da República.

Semana da Consciência Negra – No dia 18, haverá apresentações culturais e formatura das alunas do Curso de Culinária Afro, da SIR. O cantor Alex Ribeiro vai abrilhantar a final do Festival de Samba Wilson Batista, na noite do dia 19, a partir das 18h. No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, acontece a roda de samba comandada pelo cantor Júlio Motta, no bairro Custodópolis. No dia 22, o Museu Histórico de Campos recebe a encenação dos alunos do Curso Livre de Teatro, intitulada “Arena conta Zumbi”.

De acordo com a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, dentro do calendário de atividades programadas para o mês de novembro estão o Cine Túnel do Tempo, festas tradicionais entre outros.
- Campos tem avançado na cultura em todas as áreas. Hoje, todas as vertentes artísticas são contempladas pelas ações desenvolvidas pela municipalidade. Este mês, preparamos uma programação especial para festejarmos o mês que comemoramos a cultura – destacou.Outras atividades – Entre os dias 25 e 30 de novembro, Campos será palco do maior Festival de Teatro Infantil do interior do Estado do Rio de Janeiro (Festin 2013). O evento acontecerá no Palácio da Cultura e no Teatro Municipal Trianon. Além das apresentações, a FCJOL preparou oficinas para a capacitação dos produtores artísticos da cidade.

Fonte: Campos24horas
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: