Pesquisar este blog

MEC vai fechar vestibulares de mais de 200 cursos

RIO - O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta terça-feira que serão fechados mais de 200 vestibulares de cursos de instituições de ensino superior que obitiveram índice insatisfatório no Conceito Preliminar de Curso (CPC). Mercadante não informou o número exato de cursos, mas disse que será “um número expressivo, maior do que o do ano passado”, quando foram suspensos 207 vestibulares. Segundo o ministro, ainda esta semana será divulgado o CPC com a lista de cursos. A assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC) confirmou as informações, mas não soube precisar o dia da divulgação.

O CPC considera os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e a qualidade da infraestrutura, do projeto pedagógico e dos professores. Os cursos que forem reprovados duas vezes consecutivas, com notas 1 ou 2, na escala até 5, sofrem punições como a suspensão de seus vestibulares. Mercadante aproveitou seu discusrso durante a entrega do Prêmio Santander Universidades, em São Paulo, para falar que é preciso ter rigor na oferta de um ensino superior de qualidade.

— No ano passado já fechamos vários vestibulares e agora vamos fechar ainda mais. Não adianta expandir, tem que expandir com qualidade — afirmou Mercadante, segundo o site G1.

Em 2012, 672 cursos foram reprovados e obrigados a firmar protocolo com o MEC, assumindo o compromisso de sanar as deficiências apontadas na avaliação. Desse total, 465 foram reprovados pela primeira vez. Eles foram liberados para realizar vestibulares, mas proibidos de aumentar o número de vagas em 2013, até que uma fiscalização in loco constate melhorias.

A proibição de matricular novos alunos atingiu 207 cursos reprovados duas vezes, em 2008 e 2011. Dentre eles, 90 cursos apresentaram piora na avaliação de 2008 para 2011, caindo do conceito 2 para o conceito 1 no CPC. Eles continuaram funcionando, mas sem fazer vestibular nem matricular novos alunos em 2013.
Fonte: O Globo
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: