Pesquisar este blog

Horário de verão acaba no próximo domingo

Clique na foto para ampliá-la

Em vigor desde outubro de 2013, o horário de verão termina na virada de sábado para domingo (16/2).

Os relógios deverão ser atrasados em uma hora nos estados da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Ministério de Minas e Energia ainda não tem um balanço da energia economizada, mas o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) esperava cerca de R$ 400 milhões.

Gerente de energia da Secretaria Municipal de Petróleo e Tecnológica de Campos, João Batista Pessanha disse que o objetivo foi reduzir o consumo no horário de pico, entre 18h e 21h. Segundo ele, a secretaria tem desenvolvido projetos para que essa redução aconteça mesmo fora do horário de verão.

"Um deles é o monitoramento da demanda de cada órgão público para saber o gasto do kilowatt hora. Se notarmos, por exemplo, que vai ocorrer um consumo excedente no Cepop, durante a Bienal do Livro, fazemos um recontrato com a Ampla para evitar pagar multa quando o consumo exceder", explicou.

Lâmpadas econômicas em áreas públicas

João Batista citou também o projeto piloto de troca das lâmpadas convencionais por lâmpadas eletrônicas na praça do Liceu. A economia, segundo ele, chega a 47%. "Pretendemos efetuar a troca de lâmpadas em todos os órgãos. Outra ação será a instalação de geradores a diesel nos hospitais Ferreira Machado e de Guarus a partir de março. Já estamos em entendimento com a Fundação Municipal de Saúde para fazer a substituição", acrescentou.

Já para evitar o desperdício, ele disse que a secretaria está elaborando um projeto, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, para conscientizar da importância de se economizar energia. 

O horário de verão foi criado em 1º de outubro de 1931 com o decreto 20.466. Desde 2008, ele se inicia no terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro. Segundo o decreto, quando houver coincidência entre o domingo de carnaval e o término da medida, o encerramento se dará no domingo seguinte.

Fonte: O Diário
 
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: