Pesquisar este blog

Raio-X da cidade: veja a realidade da localidade de Guandu


O entrevistado de hoje é o encarregado da localidade de Guandu, Francisco Chagas. 

"Guandu, fica há 26km de Campos e tem hoje cerca 250 famílias. Ao longo desses cinco anos a frente da prefeitura da nossa cidade , Rosinha fez grandes melhorias na nossa localidade." Francisco Chagas

Um dos pontos muito comentados quando falamos em Guandu é calçamento. Por que?

Francisco Chagas- Porque era uma antiga reivindicação dos moradores que residem entre Guandu e Vila de Palha. São cerca de 600m de rua, que sempre foram muito importantes para a localidade. Através desta via os moradores tem acesso à BR101, que liga à localidades próximas como Conselheiro Josino, Morro do Coco, Vila Nova. Os moradores conviviam com poeira e lama por muitos anos. Ficamos muito satisfeitos com o calçamento feito pela Prefeita Rosinha. Hoje não temos mais estes transtornos e os veículos podem trafegar facilmente .

Como funciona a escola de Guandu?

FC- A reforma da escola foi realizada logo no início do primeiro mandato de Rosinha . A Escola Ignacio Corrêa dos Santos que atende aproximadamente 300 crianças foi totalmente restaurada. A escola ficou novinha. Lembro-me que podíamos perceber nos pais e nas crianças a alegria de ter uma escola nova na localidade.

A UBS de Guandu foi uma das primeiras a serem reformadas?

FC- A UBS foi reformada paralela a escola. E hoje com funcionamento de 12 horas podemos contar com serviços médicos como vacinas, curativos, ginecologista, preventivo, odontologia entre outros serviços.

Assim como o calçamento, por ser interior, a iluminação também necessitava de melhorias, já que eram registradas muitas reclamações?

FC- A iluminação sempre foi uma pedra no sapato para os moradores de Guandu.
Antes do governo de Rosinha a iluminação era muito fraca, precária e quando queimava lâmpada demorava muito para repor. Com o Projeto Brilha Campos, foram trocados 50 braços de luz e cadastrados todos os postes, assim melhorou consideravelmente a qualidade da iluminação e quando temos lâmpadas queimadas só informamos o código do poste e imediatamente é realizada a troca.

Guandu tem produtores rurais, assim como em localidades adjacentes. Como está a realidade desses produtores hoje?

FC- Guandu faz parte dos 4 mil produtores rurais cadastrados na Secretaria Municipal de Agricultura. Foi um grande avanço para a classe já que temos direito a tratores e retroescavadeiras, fornecimento de sementes para plantio, vacinas e inseminação para os animais, graças ao governo municipal.

O cheque cidadão atende as famílias de Guandu?

FC- Quase todas as famílias são atendidas com cheque cidadão. Como muitas vivem do corte de cana e da lavoura, o cheque cidadão ajuda muito no orçamento mensal da família .

São 26km de distância de Guandu para Campos. A passagem social implantada pela Prefeita Rosinha facilitou a vida dos moradores?

FC- A passagem social beneficiou demais os trabalhadores de Guandu. Muita gente deixou de trabalhar no campo para trabalhar na cidade por causa do valor mais barato da passagem. Hoje fica mais fácil para competir no mercado de trabalho. Muitas mulheres saíram do corte de cana para trabalhar em casa de família e no comércio da cidade. A disputa por uma vaga de trabalho era injusta antigamente. O empregador aceitava o candidato que morasse mais perto do trabalho por causa do preço gasto com a passagem. Hoje isso acabou. O nome disso chama-se igualdade social.

    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: