Pesquisar este blog

Campos: mais de 78% investidos na Educação

Clique na foto para ampliá-la

Em quase seis anos, a Prefeitura de Campos aumentou em 78,68% os investimento em Educação na rede municipal de ensino. Entre 2008 e 2013, o número de alunos nas salas de aula aumentou 14,56%. Somente em 2013 foram aplicados R$ 423.598.782,27, cujo investimento por aluno médio é de R$ 7.800,08.

Entre os recursos destinados para o setor estão: folha de pagamento de profissionais da Educação, construção, reforma e ampliação de creches e escolas, uniformes, transporte escolar, merenda escolar, bolsas de estudo para os ensinos fundamental e superior, além da compra de materiais e equipamentos didáticos entregues aos estudantes da rede. A maioria da verba é oriunda da indenização dos royalties do petróleo.

De 2009 para cá, quando a prefeita Rosinha Garotinho assumiu o primeiro mandato à frente da prefeitura, o município já construiu 14 creches e cinco escolas modelo. No momento, 11 unidades, sendo oito em parceria com o Governo Federal, estão em obras e mais duas creches serão construídas: uma no Parque Saraiva e outra em Donana.

Uma das últimas unidades escolares inauguradas foram além da Creche Modelo do Jardim Aeroporto Professora Hermeny Coutinho, que começa a funcionar amanhã, além da Creche Escola Francisco Cordeiro Pereira, no Bairro da Penha, que foi construída no modelo padrão e em parceria entre o governo municipal e o Governo Federal, através do Pró-Infância e programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2).

E as mães aprovaram a unidade da Penha. A auxiliar de turma Ana Carla Chaves de Freitas Serpa, 44 anos, tem dois filhos - um de oito meses e outro de três anos - matriculados na creche escola e afirma que os dois estão se adaptando muito bem aos novos espaços. "O meu filho mais velho é de pedir para levá-lo à creche. Agora eu tenho a certeza que todas as crianças estão em um local seguro e com total conforto, pois antes elas estudavam em uma casa alugada, com poucos espaços e não tinha área de lazer", pontuou Ana Carla.

Segundo a dona de casa Ana Paula Nascimento dos Santos, 32, a creche, além de ofertar segurança para as crianças, também oferece merenda de qualidade e tratamento humanizado. "Todos os funcionários cuidam muito bem dos nossos filhos, sem falar que a alimentação deles é maravilhosa", elogiou.

Diversas unidades em obras

Entre as escolas que estão sendo repaginadas, ou seja, adaptadas ao padrão modelo, estão a Nossa Senhora Aparecida, no distrito de Santo Eduardo; a Frederico Paes Barbosa, no Parque Novo Mundo; Luiz Sobral, no Jardim Carioca; Eunícia Ferreira e Lions I, no Parque Santa Rosa; e Wilma Tâmega no Centro.

Estão em processo de licitação as escolas modelo dos parques Saraiva e Eldorado; as escolas Albertina Venâncio, no distrito de Travessão; Cemstiac, no Centro; Escola Municipal de Conselheiro Josino, na região norte do município; e a Escola Senador José Carlos Pereira Pinto, no Parque Nova Brasília.

Creches - Oito unidades estão sendo construídas em parceria com o Governo Federal, através do Pró-Infância nos bairros Eldorado, parques Santa Clara, Prazeres, Jardim Ceasa, Penha, Santa Rosa, Baixa Grande e km 14 da Campos/Vitória, no distrito de Travessão. Mais duas creches modelo também estão em processo de licitação: uma no Parque Saraiva e outra em Donana.

Merenda de qualidade

O município também investiu nos últimos anos em merenda de qualidade, com acompanhamento nutricional. Os alunos do ensino fundamental recebem duas refeições diárias e os da creche, quatro. Também são custeados com o recurso dos royalties bolsas de estudos para 3.486 dos alunos do ensino fundamental, que ficaram excedentes no processo da pré-matrícula, e 535 do ensino superior.

Foi adotado um Programa do Livro Didático, unificando o aprendizado; implantado o Plano de Cargos e Salários aos professores, entre outras melhorias, que resultaram no avanço das notas de uma rede municipal que tem 60 mil alunos, cinco mil professores e mais de 240 unidades.

Entre os investimentos também estão 65 obras de autores brasileiros, instrumentos para 35 bandas de fanfarra, material para o estudo de Educação Artística, História e Cultura da África, apostilas do sistema de ensino da Editora Expoente, adotado pela rede municipal, além de kits de uniformes, com 10 itens, incluindo o de inverno, e todo o material escolar.

O esporte também foi beneficiado. Mais de 30 mil itens esportivos foram entregues nas unidades escolares nos últimos anos, entre bolas, rede, jogos de xadrez, ludo, dominó e damas, kit de vôlei, entre outros.

O Diário
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: