Pesquisar este blog

Garotinho repudia violência contra jornalista do GLOBO

Reprodução do Brasil 247
Pré-candidato ao governo do Rio pelo PR, o ex-governador e deputado federal Anthony Garotinho repudiou, nesta segunda-feira (16), a ação de um policial militar, identificado como sargento Edmundo Faria, que prendeu, na tarde deste domingo, a repórter do jornal O GLOBO Vera Araújo, quando ela tentava filmar uma ação de PMs na Quinta da Boa Vista. A jornalista recebeu voz de prisão após registrar imagens de um torcedor argentino, que havia sido detido por supostamente urinar na rua. Em seu blog, Garotinho publicou que conhece a repórter da época em que era governador (1999-2002) e condenou a ação do PM.

"Quero expressar minha solidariedade ao abuso que sofreu a repórter Vera Araújo, do GLOBO, que, por sinal, conheço da época em que fui governador. Não é aceitável nos dias de hoje que a imprensa tenha o seu direito cerceado, e mais do que isso: que jornalistas sejam tratados como criminosos, como acontecia na época da ditadura militar", disse Garotinho. 

O ex-governador lembrou os anos de chumbo, nos idos de 1970, quando não havia liberdade de imprensa. E ainda a censura que sofre nos dias atuais por ter uma atuação contundente no Blog do Garotinho que, muitas vezes, não é compreendida da forma devida. 

"Sei o que representa o cerceamento da liberdade de imprensa. O meu blog - como vocês sabem - está há mais de um ano sob censura, numa aberração judicial incrível para uma democracia. Nunca foi publicada uma linha de solidariedade na imprensa, sequer o fato foi noticiado até hoje. Da mesma forma estou consciente que na primeira 'pancada' que levar de algum veículo das Organizações Globo alguns leitores vão me criticar por este posicionamento e dizer que fiz papel de bobo. Não me importa. Continuarei fiel aos meus princípios morais e éticos", afirmou Garotinho. 

Por fim, o pré-candidato do PR disse que "direitos têm que ser para todos, sejam os que estão do seu lado ou adversários políticos. Senão que democracia é essa?", acrescentando que espera que o episódio com a repórter do GLOBO não seja usado para atacar a corporação da Polícia Militar como um todo.

"O episódio é lamentável, mas prefiro ser coerente mais uma vez. Tenho aqui no nosso blog feito inúmeras críticas à atuação da PM em várias situações, por falta de comando ou ordens equivocadas. Vocês são testemunhas disso. Nesse caso, por tudo o que foi noticiado, fica evidente que houve excesso, arbitrariedade e violência por parte de um policial. Maus profissionais existem em todas as áreas, na política, no jornalismo, na polícia, em qualquer profissão. Que o culpado seja punido. É assim que funciona nas democracias", concluiu.

A Polícia Civil pediu à Polícia Militar imagens da câmera instalada dentro do veículo da corporação em que a repórter Vera Araújo, do GLOBO, foi conduzida à delegacia após receber voz de prisão. O objetivo dos policiais da 17ª DP (São Cristóvão) é apurar os fatos e saber com detalhes o que ocorreu no momento em que a repórter foi algemada pelo sargento Edmundo Farias. A polícia já ouviu o policial, a jornalista e o argentino preso.


    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: