Pesquisar este blog

Pesquisa da Unicamp tira da tecnologia o rótulo de 'vilã'


Rio - Antes de acusar a tecnologia de ‘destruidora’ das relações interpessoais, reflita sobre quantas vezes aquela mensagem no WhatsApp o atualizou sobre a vida dos seus amigos e ajudou a agendar o chopinho do fim de semana. Pesquisa da Unicamp mostrou justamente isto: o mundo virtual auxilia, sim, a manter as amizades antigas e facilita o contato entre as pessoas.

O estudo foi feito pela socióloga e professora Bárbara Ribeiro, com moradores da cidade de São Paulo entre 24 e 40 anos. Para eles, a internet (redes sociais, aplicativos e e-mail) serve para expressar carinho, manter contato, agendar encontros, além de saber o que acontece com os amigos. Segundo Bárbara porém, para todos entrevistados nenhum desses artifícios substitui o encontro presencial.

“O trânsito e a falta de tempo para estar junto faz a internet importante para manter o vínculo. Mas, no encontro pessoal, a relação é mais profunda, há mais troca, com o tato e o olhar, por exemplo”, diz. “Por mais que a tecnologia evolua, nada substitui o contato físico”.

As entrevistas foram feitas em 2010 e entre dezembro de 2012 e agosto de 2013. De acordo com a socióloga, na última etapa, o WhatsApp foi o meio mais popular entre os entrevistados. “O aplicativo é instantâneo e, hoje em dia, as pessoas têm cada vez mais necessidade de uma comunicação rápida”.

É por meio desse aplicativo que a estudante Fernanda Rios, 29 anos, mantém contato com as amigas que fez na escola. Ela e mais quatro mantêm um grupo no WhatsApp chamado ‘Miguinhas’, onde postam acontecimentos do dia a dia e agendam encontros. “Quando surge uma novidade, todas ficam sabendo ao mesmo tempo. Não temos segredos”, conta.

Afinidade e afeto

O que faz você classificar alguém como amigo? Esta foi uma das questões abordadas por Bárbara e, de acordo com a pesquisa, afinidade (experiências em comum, como estudar na mesma escola) e afeto (troca de carinho) são os principais fatores para considerar alguém amigo. Mas a lista é longa, e inclui ainda autoconhecimento, confiança, respeito e disponibilidade incondicional do tempo — poder contar com a pessoa na hora que for preciso. 

“Os entrevistados disseram que, quando precisam de ajuda, sabem que podem contar com o amigo, mesmo que seja durante a madrugada”, disse. 

Segundo a socióloga, são consideradas amizades duradouras aquelas com mais de dez anos e que, normalmente, começam na escola ou na vizinhança.

Fonte: O Dia

    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: