Pesquisar este blog

PRE impugna candidatura de Arnaldo Vianna e Carla Machado

Na região, os ex-chefes do executivo de Campos e São João da Barra estão na mira da Procuradoria Eleitoral


Entre os últimos dias 07 e 13, a Procuradoria Regional Eleitoral do Rio de Janeiro analisou os 2.852 registros de candidatos nestas eleições no Estado e impugnou 35 desses registros. Com a Lei da Ficha Limpa (LC nº 135/2010) em vigor, políticos fluminenses tiveram seus registros impugnados com base nos critérios de inelegibilidade da lei. A Procuradoria Regional Eleitoral impugnou 20 candidaturas a deputado estadual, 14 a deputado federal e um a senador registrados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RJ).


Antes da publicação do edital dos registros pelo TRE, a equipe da Procuradoria Regional Eleitoral analisou nomes de candidatos inelegíveis – trabalho feito inclusive em plantões no primeiro fim de semana de julho. As impugnações foram feitas pelo procurador regional eleitoral Paulo Roberto Bérenger e pela procuradora regional eleitoral substituta Adriana Farias.

Em sua análise, a Procuradoria Regional Eleitoral avaliou condições de inelegibilidade como a condenação criminal por órgão colegiado (os chamados “fichas sujas”) e suspensão de direitos políticos em condenação por improbidade administrativa.

Quem tiver o registro indeferido poderá recorrer da decisão. Enquanto aguarda o julgamento do recurso, o candidato pode continuar a campanha e seu nome será mantido na urna eletrônica.

Em tempo: O ex-prefeito Cesar Maia também teve à candidatura impugnada.
Reprodução da Folha de S. Paulo online
Reprodução Folha de SP

    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: