Pesquisar este blog

A leitura das pesquisas divulgadas hoje

Crivella avança para a vitória

Garotinho, Clarissa e Crivella no comício de Araruama (ontem)

Por Anthony Garotinho
Vocês sabem que não existe político que mais critique os institutos de pesquisa, e que mostre as manipulações e truques como eu. De tanto ser prejudicado em pesquisas aprendi a lê-las nas entrelinhas, sei como poucos como agem os institutos de pesquisa, a margem de manobra que utilizam para salvar o resultado final e não ficarem completamente desmoralizados. 

O Datafolha deu Pezão (nos votos totais) com 10 pontos à frente de Crivela, com margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos, o que permite a hipótese da diferença ser de 4 pontos, só que com 6% dos eleitores que não sabem / não responderam. 

O IBOPE (nos votos totais) deu 9 pontos de vantagem para Pezão, com margem de erro de 2 pontos, o que pode resultar numa diferença de apenas 5 pontos, com 5% dos eleitores que não sabem / não responderam. 

Os dois institutos deram números que estão dentro da margem de manobra para que, qualquer que seja o resultado poderem dizer que houve um movimento de mudança do quadro nas últimas horas. 

O que salta aos olhos é uma coincidência nas duas pesquisas. Tanto o Datafolha quanto o IBOPE dizem que Pezão manteve os mesmos números das pesquisa anteriores; e ambos mostram que Crivella cresceu; além disso nas duas pesquisas a reprovação do governo Pezão cresceu. 
Esse cenário é perfeito para os institutos de pesquisa se redimirem em caso da vitória de Crivella. Podem dizer que já tinham detectado que Pezão "parou de crescer", e que havia um movimento de subida de Crivella já registrado nas pesquisas, e que conquistou votos dos 5%/6% de indecisos ou que não quiseram responder. 

Estou lhes mostrando o quadro do momento, que confirma o que tenho sentido nas ruas, que é o crescimento de Crivella. E podem apostar que esse resultado estável de Pezão não corresponde à realidade, ele está caindo. 

É claro que estou analisando o quadro do momento. Muita água ainda vai rolar. Temos o debate de logo mais na Globo, mais um dia de propaganda na televisão (sexta), e dois dias de campanha na rua (sexta e sábado), isso para não falar das redes sociais. 

Não tenho bola de cristal para prever o resultado, mas uma coisa é certa: o resultado das pesquisas Datafolha e IBOPE divulgadas hoje, mostra um cenário favorável ao crescimento de Crivella.
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: