Pesquisar este blog

EJA diurna a partir de 2015 para alunos de 15 a 17 anos


A partir de 2015, cerca de 5 mil alunos entre 15 e 17 anos, matriculados na rede municipal de ensino, do 1º ao 9º ano, terão a oportunidade de frequentar as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) diurna. O objetivo da implantação da modalidade durante o dia é atender a faixa etária com propostas metodológicas e materiais pedagógicos específicos. O calendário para renovação e matrícula segue os mesmos prazos do regularmente usado na rede.

Segundo a secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), Marinéa Abude, a modalidade diurna está de acordo com as propostas da EJA, estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). “Pedimos a colaboração dos responsáveis para incentivar os adolescentes dentro desta iniciativa da secretaria, que trabalha visando à boa aprendizagem dos alunos”, disse.

A gerente da EJA, Rutilane Campos, informa que uma equipe da secretaria está fazendo reuniões periódicas com um grupo de professores, a fim de elaborar o material pedagógico específico para a modalidade diurna. 

— Estamos fazendo um recorte do perfil desses adolescentes para que sejam atendidos nesta proposta, trabalhando os valores de acordo com a idade desse público; orientações profissionais, entre outros aspectos, além de uma proposta de oferecer capacitações de formação continuada para atuar com esse perfil de alunos, e reuniões de planejamento pelo menos uma vez ao mês no período letivo — relata.

Rutilane acrescenta que está sendo concluindo novo levantamento para definir as unidades que vão oferecer a EJA durante o dia. “O levantamento também prevê a quantidade exata de alunos que serão realocados, apesar de já termos dados baseados no censo de 2013”, diz.

Para cursar a EJA diurna, os alunos precisam ter 15 a 17 anos completos também até o dia 31 de março de 2015. Eles serão encaminhados para a fase correspondente ao ano de escolaridade que deveriam estar cursando no ensino regular. A EJA é composta por nove fases escolares, com duração de 100 dias letivos, que equivalem ao ano letivo no ensino regular.

Site Prefeitura de Campos.
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: