Pesquisar este blog

Hemocentro precisa de doadores

Clique na foto para ampliá-la

O Hemocentro do Hospital Ferreira Machado (HFM) precisa com urgência de doadores de sangue de fator "Rh negativo" para reposição do estoque. A assistente social Cristiane Barros explicou que é o fator sanguíneo de maior saída, pois em casos de emergência, onde o paciente necessita, por exemplo, de cirurgia, o O negativo é o primeiro a ser solicitado por ser doador universal, ou seja, doa para todos os fatores sanguíneos, mas só recebe sangue dele mesmo. 

"Como é uma vida que está em risco, não podemos esperar até que seja colhida uma amostra de sangue para saber o tipo sanguíneo. Feito o atendimento de emergência, fazemos exame para que o paciente passe a receber o sangue compatível ao seu fator", explicou ela, destacando que o estoque do sangue B negativo também está baixo.

Cristiane disse que tanto o O negativo quanto o B negativo são tipos raros. "Na verdade, estamos precisando de todos os tipos sanguíneos, pois o número de doações caiu bastante", disse ela, destacando que pelo menos 15 cirurgias eletivas tiveram que ser suspensas por falta de sangue. 

Diariamente, segundo Cristiane, comparecem de 30 a 40 doadores, - muitos de Itaperuna, Bom Jesus de Itabapoana, Italva e Cambuci, - sendo que o ideal seriam 70 para manter um estoque razoável. A média mensal é de 1,2 mil doadores, a maioria homens e com idade entre 20 e 40 anos. São, ao todo, 60 mil cadastros. 

Ontem, o ônibus móvel esteve na Praça São Salvador, onde foi coletada uma média de 15 bolsas, de acordo com Cristiane. A ida a outras cidades pode ser solicitada pelo email socialhemo@fmscampos.org.br ou pelo telefone 2732-4260 ou 2732-2627. O hemocentro funciona diariamente, inclusive nos feriados, sábados e domingos, das 7h às 18h.

Fonte: O Diário
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: