Pesquisar este blog

Clientes da Ampla terão reajuste médio de 42% a partir de 15 de março

Aumento foi autorizado nesta terça-feira pela Agência Nacional de Energia Elétrica

A conta de luz paga por cerca de 2,8 milhões de consumidores do Rio de Janeiro, atendidos pela Ampla Energia e Serviços, terá aumento médio de 42,19%, a ser cobrado a partir do dia 15 de março. Para consumidores de baixa tensão, o efeito médio será 36,41%. Já para os de alta tensão, foi autorizado aumento médio de 56,15%.

Autorizados nesta terça-feira (10/03) pela Agência Nacional de Energia Elétrica, os reajustes foram maiores do que os autorizados para outras distribuidoras. Segundo o diretor da agência, Romeu Rufino, a Ampla é “um caso único”, diferenciado, por não ter participado do processo de revisão extraordinária. “Com isso, foi um dos processos que tiveram os menores reajustes no ano passado”, justificou.

A diferença (de -5,95%) entre o reajuste médio calculado (48,14%) e o efeito médio a ser percebido (42,19%) se deve à contabilização de alguns gastos já compensados durante o processo tarifário anterior. Também contribuiu para o reajuste os 21,6% a mais que a empresa teve de pagar para cumprir seus contratos de compra de energia. O valor médio pago pela energia adquirida passou de R$133,70 megawatt-hora (MWh) para R$162,50 por MWh.

A distribuidora atende em torno de 2,8 milhões de clientes de 66 municípios do Rio de Janeiro. Entre eles, os localizados na região metropolitana de Niterói e São Gonçalo, além dos municípios de Itaboraí, Magé e todo o interior do estado. Ao todo, a empresa atende 7 milhões de pessoas que vivem em 32 mil quilômetros quadrados (73% do território estadual).

Agência Brasil
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: