Pesquisar este blog

Porto do Açu pertence a Campos?

O Conselho Municipal para o Desenvolvimento Sustentável (Comudes) esteve reunido na manhã desta segunda-feira, em sessão ordinária no Salão Nobre da Santa Casa de Misericórdia, para discutir sobre os investimentos do Grupo LLX no Superporto do Açu. Secretários de governo, representantes da sociedade civil de Campos e região, assistiram a uma detalhada apresentação do diretor comercial da LLX Logística, Valdir D’Allorto, que disponibilizou dados técnicos do projeto e das empresas que irão se instalar no local. A novidade da reunião ficou por conta da presidente do Comudes, prefeita Rosinha Garotinho, que anunciou em primeira mão sua intenção de encomendar um estudo cartográfico para constatar que parte do Superporto do Açu pertence a Campos.

— Já estamos encaminhando este estudo para constatar que parte desta área onde será instalado esse mega empreendimento nos pertence. Quero estes impostos aqui em nosso município — declarou a prefeita Rosinha, ressaltando que, em recente reunião, o empresário Eike Batista se prometeu a ela os diretores de suas empresas teriam um diálogo mais estreito com a prefeitura de Campos na realização de um planejamento entrosado junto as empresas que estão chegando ao Complexo do Açu, assim como na absorção e qualificação da mão de obra local. “Recentemente, estive conversando com o Eike e com o presidente da LLX, Otávio Lazcano. Ele disse que eu sou a “madrinha do Porto do Açu” e me pediu sugestões para o projeto. Estamos fazendo nosso planejamento para o município, vislumbrando os próximos 20, 30 anos aqui em Campos. A Petrobrás se instalou em Macaé e utilizou a mão de obra de Campos, o resultado disso foi a pobreza e o desemprego dos trabalhadores de Macaé. Isso não vai acontecer aqui”, disse.

A informação acima é do Jornal Folha da Manha. O blog do Thiago Ferrugem completa a informação com um mapa oficial do Governo do Estado. Veja abaixo.

Esta é uma tese que defendo a muito tempo, qualquer um que olhar no mapa, pode ser dos correios ou até mesmo o google Earth, Maps, entre outros serviços cartográficos, verá nitidamente que a área onde o porto do Açu está localizada fica dentro dos limites do nosso município, ou pelo menos parte dele.
Vejam abaixo uma reprodução do mapa oficial do município, elaborado pelo Governo do Estado do Rio de   Janeiro.

Clique na imagem para ampliar
Versão ampliada, clique para aumentar a imagem
Veremos os desenrolar da história

Por Maycon Morais

    Blogger Comente
    Facebook Comente

1 comentários:

Jose Pessanha disse...

Deixa de ser dissimulada, dona Rosinha. Pelo que se sabe, o Açu foi, é e sempre será o quinto distrito de S J da Barra. Pra que este olho grande? Vai ver que, quando fostes governadora, deram um "jeitinho" de modificar o mapa do estado do Rio. É impressionante esta sua atitude! Mas fique tranquila: nas próximas eleiçoes para Governador (se é que isto será possível) eu vou lembrar disto e "refrescar" a memória de contatos na Net!!! Que são CENTENAS!