Pesquisar este blog

Gestão e Política

Devido ao eterno debate entre a idéia de um "Estado Absoluto", intervenção total do Estado e a idéia de um "Estado Mínimo", pouca intervenção do Estado, começou a ganhar corpo, na década de 90, uma nova concepção de administração pública. Este movimento foi chamado de Nova Gestão Pública, não chegando a ser uma reforma de Estado, mas sim uma reforma administrativa.

Em linhas gerais a Nova Gestão Pública implantou na administração o conceito de "foco no resultado", consolidando princípios como eficiência, eficácia e efetividade, levando-se em conta sempre o bem estar social.

Deste momento em diante observa-se, inclusive no Brasil, uma melhoria significativa na gestão pública. Temos que destacar a criação de vários diplomas legais, como a Emenda Constitucional n.º 19, a Lei das Licitações, a Lei da Responsabilidade Fiscal, entre outras, que proporcionaram um novo tratamento na "coisa pública" em nosso país.

Pois bem, com este cenário, parece que a coisa vai bem, mas não vai. Não podemos esquecer-nos da Política, "mãe" da gestão pública. É da Política que derivam a grande maioria das ações que entrevirem na vida coletiva e particular do cidadão. E ao contrário da Gestão, na Política não ocorreram mudanças conceituais.

E que, hoje, encontramos na Política, com raríssimas exceções, são agentes se primando nos velhos conceitos como: demagogia, fisiologismo, corporativismo, entre outros.

É lógico que defendo alterações na legislação que disciplina o processo político, mas antes disso, defendo uma mudança radical na postura do cidadão de bem em relação à política. É necessário participação. Todos devem participar. Não podemos deixar que os descréditos no agente político nos afastem.

No mundo atual, onde o conhecimento é a grande ferramenta, não pode ser permitido que pessoas de bem fiquem apolíticas. Por isto participe. Você é a diferença para o nosso presente. E poderá melhorar o nosso futuro. Participe!

Artigo do blog do Fabio Ribeiro

Comentário do blog- Bom artigo. É preciso sim fazer com que o povo participe da política. O político precisa estar sempre próximo da população, e não apenas em período eleitoral. Fazer com que o cidadão participe do governo. Lembro que há poucos dias num programa de rádio o deputado, Anthony Garotinho disse: "Alguns projetos implantados quando fui prefeito, partiram de pessoas humildes, até mesmo sem estudo, mas com muitas idéias, apenas não sabendo expressa-las". Então, isso mostra que o governante deve ouvir o povo. O povo sabe o que precisa e o que pode fazer para ter uma melhor qualidade de vida, basta ouvi-lo. 

Já o que se refere à questão de gestão, é necessário que aqueles que fazem parte de um governo sejam leais a ele. Por questões políticas muitos não são compromissados com o gestor. Mas devem ter compromisso com a coisa pública. Não adianta o gestor determinar e o subordinado não fazer ou levar nas "coxas" por não se adaptar a um novo governo, uma nova gestão.
Fecho com a seguinte frase: "Resistência é menor quando Gestor esclarece novos critérios vigentes na nova Estratégia. A regra agora é "X", será válida e aplicada à todos". Eduardo Carmelo        
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: