Pesquisar este blog

Escolas municipais recebem kits de astronomia de universidade da Holanda


Dez escolas da rede municipal de ensino receberam kits de astronomia, denominados “Universo numa caixa”, nesta terça-feira (7), do Clube de Astronomia Louis Cruls, em Campos. A cidade passa a ser a primeira no país contemplada com o material, que permite mais de 40 atividades práticas, especialmente sobre astronomia, um dos tópicos dentro de Ciências que mais interessam às crianças e aos jovens. A entrega aconteceu na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece).

O kit faz parte de um programa educacional da Universidade de Leiden, na Holanda, que apoia comunidades no mundo inteiro a desenvolver trabalhos de ciência e tecnologia. Para o presidente do Clube, Marcelo de Oliveira, a parceria existente com as escolas municipais de Campos tem uma repercussão mundial.

— O interesse que identificamos nas várias unidades em que mantemos a parceria é considerado exemplar. É muito difícil um envolvimento direto com diretores, professores e alunos como observamos nas escolas da cidade — pontua.

Para a coordenadora de Ciências do Ensino Fundamental II, da Smece, Carla Sales, as escolas foram selecionadas levando em consideração a realização, ao longo do ano, de trabalhos relacionados à astronomia. “Além disso, são escolas que se destacam nos trabalhos realizados em suas unidades e fora delas”, explica.

A professora do laboratório de Ciências, Josilma Gomes Moço, da Escola Municipal Walter Siqueira, diz que já desenvolveu algumas atividades na área de astronomia, mas com material alternativo. “As crianças cobram muito. Elas se interessam e mantêm grande integração durante as aulas. Com este material, bastante rico, elas vão ficar encantadas”, diz animada.

Entre os itens que compõem os kits, estão os materiais e guias de atividades necessárias para desenvolver com os alunos. Também receberam os kits as Escolas Municipais: Doutor Getúlio Vargas, Eloy Ornelas, José do Patrocínio, Santa Maria, Professora Olga Linhares Corrêa, Cláudia Almeida Pinto de Oliveira, Olavo Alves Saldanha Filho, Professora Wilmar Cava Barros e Centro Educacional 29 de Maio.

Site Prefeitura de Campos
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: