Pesquisar este blog

Representantes de turmas tomam posse na Smece


Cerca de 100 representantes de turmas de 12 unidades da rede municipal de ensino, com 2º segmento, foram empossados nesta quarta-feira (1º), durante solenidade na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece). A secretária Marinéa Abude fez a entrega dos certificados. Mais cerca de 200 alunos das demais escolas, que passaram por processo seletivo, vão receber certificados nesta quinta-feira (2) e na sexta-feira (3).

Marinéa parabenizou os alunos. “A representação de turma significa a atuação dos alunos no colegiado, reivindicando o que será melhor para todos, mas com argumentos”, pontuou a secretária.

Os novos representantes também ouviram os relatos do assistente social e professor, Renato Gonçalves, falando da experiência de ter sido eleito representante de turma quando aluno. “Este é um grande passo na vida de vocês, que devem estar preparados para falar, escutar e participar. As eleições de turmas são o primeiro passo para fazer valer a questão democrática, dando voz a todos os protagonistas da escola, como funcionários, professores e também os familiares”, disse.

Para o representante de turma do 8º ano, José Augusto Ferreira da Silva, 16 anos, da Escola Municipal de Conselheiro Josino, a meta principal é colaborar com os colegas e procurar ajudar a todos. “Já me dava bem com toda a turma e tinha essa iniciativa de colaborar. Está sendo muito boa a experiência”, diz entusiasmado.

As eleições para a escolha de representantes de turmas acontecem pela primeira vez na rede, através da iniciativa da Gerência do Ensino Fundamental II, da Smece. Antes disso, os alunos eram escolhidos pelas próprias turmas, sem formalidades com urnas, cédulas e chapas concorrentes.

Fonte: Portal da Prefeitura
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: