Pesquisar este blog

Consulesa do Canadá visita creche e escola modelo de Campos


O encontro da Consulesa Comercial do Consulado Geral do Canadá no Rio de Janeiro, Cynthia Bernier, com o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Frederico Tavares Rangel, poderá ter desdobramentos favoráveis para a rede municipal de ensino. Eles se reuniram durante a tarde desta quinta-feira (30) e visitaram unidades escolares, onde tiveram uma recepção bastante calorosa dos gestores, professores e alunos, com atividades culturais que contaram um pouco da história da cidade.

Segundo Frederico, estão sendo viabilizadas parcerias que contemplem os professores de Língua Inglesa e o Centro de Línguas Languages for All, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece). “É com muita satisfação que recebemos uma representante do governo do Canadá em unidades da rede, após ela despertar o interesse pela divulgação das ações da secretaria”, diz.

A consulesa declara estar impressionada com a empolgação e a criatividade dos alunos, durante as apresentações na Escola Municipal Modelo Professor Walter Siqueira, no Parque Julião Nogueira. “O carinho e a animação com as músicas foram surpreendentes e tornaram a visita muito boa”, afirma, acrescentando que leva uma impressão da cidade acima das expectativas, já que observou ótima qualidade e quantidade de unidades de ensino do Fundamental ao nível Superior. Ela também visitou a Creche Escola modelo Ruth Chagas, no mesmo bairro.

Desde que a visita da consulesa foi agendada, professores e alunos começaram a elaborar uma série de apresentações envolvendo turmas de 3º, 4º e 5º anos da Escola Walter Siqueira. O coral da Escola Municipal Ferroviário Jacy da Silva Barbeto se apresentou na abertura, com a execução do Hino a Campos e a canção religiosa “Aos olhos do Pai”.

Em seguida, a consulesa percorreu todas as salas de aula. Ela assistiu à apresentação de slides sobre os pontos históricos e turísticos de Campos, numa seleção feita pela professora Márcia Webe, que também explorou um pouco da cultura canadense com os alunos. Na sala, a aluna Laura Souza, 11 anos, foi presenteada com um bichinho de pelúcia, a primeira a responder sobre a língua falada no Canadá.

Chyntia foi envolvida no clima tipicamente brasileiro durante as apresentações de músicas e danças, incluindo samba, funk, cantiga de roda e forró, sob a coordenação da professora Carla Neto, que também escreveu um poema sobre a cidade. Desta vez, o aluno André Luiz Araujo, 10 anos, foi presenteado, respondendo qual país faz fronteira com o Canadá. Os alunos também confeccionaram a Bandeira do Brasil com a do Canadá no verso, criatividade que agradou bastante a consulesa.

A curiosidade e a satisfação dos alunos durante a visita prevaleceram. Ansiosa para a chegada da representante do consulado canadense, a aluna Libny Rangel, 8 anos, fez um desenho para que Cynthia levasse de recordação. “Chamei os colegas da turma para desenhar, mas eles não quiseram. Daí, resolvi fazer eu mesma”, conta.
Secom
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: