Pesquisar este blog

Smece, MPE e Conselhos Tutelares unidos pela educação


A necessidade de frequência dos alunos para melhores resultados no processo de aprendizagem passa a ter atenção redobrada na rede municipal de ensino, com a implantação do Programa Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente (Ficai). O programa é resultado de um compromisso firmado entre a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), Ministério Público Estadual e Conselhos Tutelares do município. O lançamento aconteceu nesta quinta-feira (28), no Teatro Municipal Trianon.

Segundo o secretário de Educação, Frederico Tavares Rangel, a meta é criar mecanismos para evitar a evasão escolar. “Estamos dando um passo importante para o combate da infrequência e da evasão escolar. Com esta ficha de acompanhamento da frequência das crianças e dos adolescentes, estaremos promovendo a inclusão social para construir a escola que desejamos”, pontua.

Esta decisão do secretário foi elogiada pela promotora de Justiça da Infância e da Juventude, Anik Rebbello Assed Machado, que participou da solenidade e falou sobre o que significa o Programa Ficai no combate à evasão escolar da rede. Ela destacou, no entanto, a importância de unir forças e de conscientização e comprometimento dos profissionais envolvidos, iniciando pelo professor, que tem o contato direto com o aluno. 

- A problemática da infrequência e da evasão escolar atinge os municípios de todo o país. O que precisamos é unir forças para combater o problema. O processo de acompanhamento é iniciado pela escola, primeira capaz de detectar a ausência dos alunos e de fazer o contato com os responsáveis, já que toda infrequência demonstra a negligência da família – diz.

Por isso, os gestores escolares, pedagogos e professores receberam uma capacitação durante o lançamento do Programa Ficai, com palestras feitas pelos representantes das entidades parcerias. Também participaram do lançamento, profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

A Coordenação do Programa está ligada à Gerência de Família na Educação, que funciona na Smece e já tem a responsabilidade de registrar a frequência dos alunos a partir dos 6 anos. Ela é formada por profissionais capacitados para dar suporte no processo de adequação das 161 escolas da rede, assim como durante a continuidade do programa. 

Site Prefeitura de Campos
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: