Pesquisar este blog

Oposição deveria ajudar a governar, diz Temer

Temer em visita a Portugal | ANTONIO COTRIM/EFE

O vice­presidente da República, Michel Temer, disse nesta terça­feira (21) a parlamentares portugueses que se formou no Brasil uma cultura em que quem perde perdeu as eleições acha que precisa se opor "seja qual for o projeto". 

Segundo ele, o que a oposição deveria fazer era ajudar a governar e, quando concordar com o conteúdo de um projeto remetido pelo Executivo, aprová­lo, "porque essa é sua tarefa". 

Para o vice­presidente brasileiro, é papel da oposição é fiscalizar e colocar contestações, para que não haja um sistema de controle absoluto por um único setor da sociedade. Segundo ele, muitas vezes as observações feitas pela oposição ajudam a melhorar projetos encaminhados pelo governo ao Legislativo. No entanto, Temer afirmou que, no Brasil, a oposição se coloca em uma posição de "antagonista". 

"Situação e oposição existem no sistema democrático para que ambas ajudem a governar. No Brasil, eu tenho pregado muito a necessidade de a oposição compreender o seu papel, porque a cultura política do Brasil é a seguinte: quando alguém perde uma eleição, seja na prefeitura, no município, seja no Estado ou na União, ele necessariamente se coloca na posição de antagonista", afirmou Temer aos representantes do Parlamento português que recepcionaram a comitiva brasileira, segundo a Folha apurou.

Folha UOL
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: