Os dias estão contados para que os blogueiros apresentem o número real de pessoas que respondem às suas postagens e principalmente a verdade dos comentários, pois a legislação já prevê isso como crime e alguns advogados vão entrar jogando pesado contra os “maus” blogueiros.
Só tem medo dessa Lei, quem vive da mentira. Posta uma matéria, inventado personagens que se assemelham quem querem atingir, caluniam as pessoas, famílias, políticos, empresários, mas não tem coragem de por o nome verdadeiro, com medo de processo. E depois utilizam a postagem de comentários, fazendo insinuações, dando os nomes aos personagens, escondidos como anônimos e até mesmo para dizer que muita gente lê o blog dele e faz comentários.
Esse ato de covardia, má fé, canalhice ou outra expressão que possa melhor qualificar os maus blogueiros, está com os dias contados.
O Blog é uma livre expressão, onde se pode criar personagens, brincar de quebra cabeças com o leitor, fazer críticas sem citar o nome. Isso é válido. Aliás, uma sátira ou um quebra-cabeças inteligente é digno de se ler, pois isso é um ato de coragem, pois o blogueiro está assumindo publicamente aquilo que ele assina, mas torna-se um ato de covardia, no momento em que o mesmo blogueiro, enche seu post de comentários anônimos, que até os menos atentos observam que foi ele mesmo quem escreveu, dando nome reais aos personagens que ele satirizou.
Podem observar os comentários em alguns blogs que vivem fazendo charadas. Se tiver dez comentários, pode ver que no máximo um não é anônimo, exatamente aquele que faz um comentário crítico, mas dentro das normas da ética e da moral. O resto é avacalhação, é sustentar uma possível mentira do blogueiro, é uma forma covarde do blogueiro explicitar suas mentiras, calúnias e difamações, que não tem coragem de fazer na sua postagem. Atitude digna dos canalhas.
São essas as pessoas que tornam sem credibilidade certas ferramentas de comunicação, como os Blogs. Só tem uma forma de se sustentar como um blogueiro de verdade. Escrevendo a verdade, tendo a coragem de acusar ou defender a quem está se referindo e só postar os comentários que tenham assinatura.
Eu escrevo sobre tudo. Notícias e fatos. Emito opiniões. Faço minhas críticas em que por vezes dou o nome das pessoas. Em outras faço simbologias, charadas, quebra-cabeças. Ponho até um porco barbudo torcendo o rabo com os porquinhos chamando tio “Babal de mau”, mas pode ver que os comentários, favoráveis ou não, tem nome e às vezes até sobrenome.
Outro fato é que não ofendendo com palavras de baixo calão, ou ofensas pessoais, todas as críticas negativas são postadas. As que se referem a mim, eu posto a crítica e respondo. Eu sou jornalista e tenho senso de responsabilidade. No momento em que me propus fazer o meu próprio Blog, com certeza o fiz como profissional.
Podem observar que os Blogs de jornalistas, como Fernando Leite, Roberto Barbosa, Garotinho, Avelino Ferreira, Paulo Noel, Saulo Pessanha, Ricardo André e outros que são do ramo, são críticos e a regra é dar nome aos personagens dos fatos. Não é que somente jornalistas agem na regra da moral e dos bons costumes. Existem os maus profissionais jornalistas que baixam o nível em suas postagens, da mesma forma que existem blogueiros que não são jornalistas, a exemplo do professor Roberto Moraes que faz suas críticas consistentes e assina o que escreve além de postar os comentários que também estejam no mesmo nível que o blog se impõe.
A grande verdade é que alguns confundem liberdade de expressão com libertinagem. Para isso existe a Lei. Quem quer a desordem chama logo de Lei da Mordaça, Lei da censura à livre expressão. O importante é que os covardes que se escondem sob o nome de anônimo estão com os dias contados.
1 comentários:
Olá meu querido Ralfe...
Concordo contigo de que se tem que ter no mínimo ética ao escrever sobre uma pessoa ou assunto...
Quanto a tal da "lei da mordaça", creio que alguns maus políticos querem sim uma legislação que cale a boca não só dos maus blogueiros, mas também daqueles que tem opiniões fortes sobre algum assunto relacionado à desmascarar os mesmos maus políticos...
Antes de deixarmos passar qualquer lei, devemos analisá-la a fundo para que uma lei que protege alguns não fira os direitos de outros...
Ótimo post e blog...
Smacks no coração.
Postar um comentário