Pesquisar este blog

Conselho para o Desenvolvimento Sustentável lançado amanhã

Encerrando a programação dos 176 anos da elevação de Campos à categoria de cidade, a Prefeita Rosinha Garotinho implanta nesta quinta-feira (30), no Auditório da Santa Casa de Misericórdia de Campos, o Conselho Municipal para o Desenvolvimento Sustentável (Comudes). A prefeita presidirá o Conselho, que terá como membros permanentes, além do Chefe do Executivo Municipal, o vice-prefeito, o presidente da Câmara de Vereadores, o procurador Geral do Município e parlamentares estaduais e federais com domicílio eleitoral em Campos. Em sua composição, o Comudes terá até 35 entidades ou instituições locais como membros titulares, com mandato de um ano. 

O Comudes, como órgão consultivo, foi criado pela prefeita para servir de ferramenta de gestão participativa, conforme explicou o secretário de Governo, Geraldo Pudim. “É uma forma de buscar o envolvimento e comprometimento de organizações governamentais e não governamentais, entidades públicas e privadas e pessoas físicas na construção coletiva do município, na criação de mecanismos que permitirão que nosso município cresça de forma ordenada e sustentável”, explica o secretário de Governo, Geraldo Pudim. 

O secretário diz que a prefeita entende que, para o desenvolvimento sustentável de Campos, a participação de toda a sociedade é fundamental. “Especialmente quando, diante de mega empreendimentos como o Complexo Logístico Farol-Barra do Furado e o Porto do Açu, há a perspectiva de um boom econômico e de uma explosão populacional na região. A tendência é que essa população busque residência em Campos, onde há uma estrutura maior de serviços, como hotéis, comércios, parques universitários, do que nos municípios vizinhos”, disse.

O Comudes, segundo Pudim, visa a unir governo e sociedade na construção coletiva de Campos. “Em fevereiro, a Prefeita Rosinha Garotinho iniciou a discussão da problemática da sustentabilidade com seus gestores municipais no seminário da prefeitura “Eficiência na Gestão Pública”. Agora, ela quer unir forças para não deixar ocorrer em Campos mazelas verificadas em outros municípios que não se preparam para um crescimento acelerado, como deverá ocorrer na região”, acrescenta.

O secretário de Governo destaca que “a gestão Rosinha Garotinho prioriza programas de desenvolvimento sustentável, como o Morar Feliz, que objetiva zerar tanto o deficit habitacional das famílias em vulnerabilidade social, como o número de populações em áreas de risco”. 

- Ela determinou obras estruturantes como a Artur Bernardes, para organização do trânsito; o Bairro Legal, em que os bairros são completamente refeitos, para contarem com sistemas de saneamento básico, arborização, pavimentação de qualidade, acabando com esgotos a céu aberto, alagamentos, problemas com zoonoses; a Passagem Social, que traz benefício para toda a população, registrando, inclusive, aumento de 1,5 milhão de passageiros/mês para 2,8 milhões. Campos está no centro do desenvolvimento que se vislumbra para a região, mas algumas ações, para serem desenvolvidas, necessitam da participação do Estado, da União, da sociedade civil e daí a importância da participação de todos no processo da sustentabilidade para Campos - concluiu Pudim.

Fonte: PMCG
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: