Pesquisar este blog

Microsoft libera Internet Explorer 9 na terça

Após seis meses do lançamento da versão de testes, a Microsoft vai liberar nesta terça-feira (15) a versão oficial do navegador Internet Explorer 9 em português. Para bater a concorrência, a empresa priorizou, basicamente, dois aspectos: a possibilidade de programação de páginas para que elas se tornem um “aplicativo” e o aumento da área de navegação. O navegador da Microsoft estará disponível no site www.internetexplorer9.com.br no período da manhã.

As informações foram passadas pela Microsoft Brasil nesta segunda-feira (14). No entanto, o evento SXSW (South by Southwest), realizado na cidade de Austin nos Estados Unidos, será o palco do lançamento mundial do Internet Explorer. A empresa vai liberar o download do programa durante a madrugada. 

Ainda utilizado em poucos sites brasileiros, o recurso de transformar uma página em um aplicativo consiste em trazê-lo para a barra de ícones do Windows. Ao clicar sobre o ícone com o botão direito, ele mostrará atalhos para seções do site, caso a página tenha programação adequada. No Facebook, por exemplo, são exibidas algumas opções como acessar a área de mensagens ou o feed de notícias do perfil. Já o blog americano “Huffington Post” exibe atalhos para algumas editorias do site.

Os dois principais concorrentes da Microsoft têm recursos parecidos. Porém, para isso, é necessário instalar um complemento que mostre sessões ou funcionalidades específicas de um site.Segundo a Microsoft, o blog “Huffington Post” teve um crescimento de 11% no número de páginas visualizadas com a implementação do recurso. Até o momento, no mundo, há mil páginas que podem se transformar em aplicativos.

Outra grande diferença que os usuários antigos do Internet Explorer vão notar é o aumento da área de visualização das páginas abertas pelo navegador. “O foco do usuário em uma página é a navegação, e o browser não pode atrapalhar isso. Nós percebemos é que o usuário quer cada vez mais uma navegação mais limpa”, explicou Osvaldo Oliveira, diretor geral da área de consumo da Microsoft, sobre a mudança do programa em relação às versões anteriores.

Este último recurso é tendência entre os navegadores. O Google Chrome, desde sua estreia (há dois anos), já reserva um grande espaço para a exibição da página. A versão beta do Mozilla Firefox 4 indica que quando o browser estiver completamente pronto, fará o mesmo.

A informação é da UOL.
    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: