Passar a explorar petróleo no pré-sal mais cedo do que contava e com um custo também bem inferior ao calculado. A Petrobras acaba de confirmar que o projeto interno chamado “Varredura” descobriu algo que pode viabilizar a exploração do pré-sal da Bacia de Campos de forma imediata. Jazidas com 1 bi de barris estão logo abaixo das áreas de produção nos campos de Marlim, Pampo, Barracuda e Caratinga onde já existe uma ampla infraestrutura, como uma extensa rede de gasodutos submarinos.
De acordo com o relatório elaborado pelo analista Emerson Leite, do Credit Suisse, apenas neste ano foram anunciadas quatro jazidas, abaixo dos campos de produção na Bacia de Campos. São 765 milhões de barris apenas nas três primeiras descobertas. “Perfurações adicionais são esperadas para os próximos trimestres e, na nossa visão, o potencial é bem grande” relata o analista. Há quatro quatro descobertas do pré-sal no projeto Varredura.
O sucesso do projeto pode representar uma mudança para a Petrobras. Não apenas porque os volumes podem ser significativos, mas porque as novas descobertas podem ser conectadas rapidamente à infraestrutura da área. A Bacia de Campos tem mais de 40 plataformas, além de uma rede extensa de gasodutos submarinos.
Fonte: Campos24horas
0 comentários:
Postar um comentário