Pesquisar este blog

Procon orienta contra golpe do catálogo telefônico

Técnicos do Procon/Campos estão recebendo várias reclamações de empresas que estão recebendo “ofertas” de contrato para prestação de serviços de telelista. A secretária do Procon, Rosangela Tavares, orienta as pessoas que, em caso de dúvida, procurem a orientação do órgão, não retornem o fax e nem façam o pagamento. As principais queixas são: Serviços não solicitados, publicidade enganosa, cancelamento de contratos e cobranças indevidas.

O golpe é utilizado por pessoas e até supostas empresas que agem de má-fé com os consumidores, ofertando contrato de prestação de serviço gratuito. O Procon orienta aos consumidores para não assinarem nenhum contrato ou aceitar, por telefone, qualquer veiculação em lista telefônica.

- Os golpistas telefonam, pedem os dados cadastrais da pessoa física ou jurídica solicitam que confirmem por fax e assinem a informação, alegando que não haverá ônus para a empresa, visto ser apenas uma confirmação de cadastro, mas, na realidade, sem saber, a vítima assina um autorização de débito. Dias depois enviam uma cobrança através de boleto bancário e quando você liga desconfiado para tal empresa, descobre que é uma empresa fantasma, ou seja, é um golpe - , relatam os consumidores lesados.

Em alguns boletos, na tentativa de confundir os clientes, os autores do golpe colocam nome fantasia similar aos de empresas responsáveis por listas telefônicas de credibilidade no mercado. Nem mesmo os dados cadastrais são verdadeiros. “O golpe da lista telefônica além de infração a legislação consumerista também é considerado crime de estelionato, por isso, aconselhamos as pessoas a, além de procurarem o Procon, denunciarem o caso também na delegacia de polícia”, destaca Rosangela Tavares.

Fonte:PMCG
    Blogger Comente
    Facebook Comente

1 comentários:

Equipe TeleListas.net disse...

Infelizmente, esse crime tem ocorrido com frequência. Obrigado por divulgar como se proteger dele. Veja aqui as nossas recomendações: http://www.telelistas.net/templates/aviso_golpe.aspx

Acompanhe o TeleListas.net pelo Twitter: http://www.twitter.com/telelistas e pelo Facebook: http://www.facebook.com/telelistas.net

Abs,
Equipe TeleListas.net