Pesquisar este blog

50 mil empregos diretos para Campos, Quissamã e São João da Barra

Com perspectiva de investimentos de R$ 30 bilhões e geração de 50 mil empregos no prazo de dez anos, os complexos portuário, industrial e naval de Açu e Farol/Barra do Furado irão exigir dos gestores públicos investimentos que contemplem uma eficiente infraestrutura, assim como programas e ações de planejamento urbano. Juntos, a estimativa é de que Campos, São João da Barra e Quissamã somarão no período, mais de 1 milhão de habitantes.

Na última segunda-feira, durante formalização de convênio entre os prefeitos de Campos e Quissamã, na Feira Oil e Gas, no Riocentro, foi definida a realização de um estudo de impacto socioeconômico para a região, a ser elaborado em conjunto entre o Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Universidade Federal Fluminense (UFF). A previsão é que no período suceda um salto quantitativo na população de Quissamã/Farol de 10 mil para 100 mil habitantes.

Proposta é fornecer subsídios para direcionar investimentos

O estudo tem a finalidade de trazer subsídios aos gestores na implementação e direcionamento de políticas públicas para dotar a região de uma estrutura de serviços para atender às gigantescas perspectivas de demanda com o grande impulso econômico. “As estimativas apontam para uma conurbação na direção do litoral entre esses municípios, que se unirão através deste parque industrial. Por conta disso, haverá um adensamento populacional que provocará um crescimento enorme na demanda por novos serviços e espaços. O que exige investimentos em vias e corredores de tráfego para o escoamento de cargas em mobilidade urbana para facilitar o trânsito dessas pessoas. Não desejamos que com essa explosão do crescimento, se repita o que ocorreu em Duque de Caxias, onde há riqueza, mas não distribuição de renda. Ou mesmo Macaé, que tem problemas de infraestrutura”, analisou o economista Ranulfo Vidigal, gerente do Cidac.

Matéria do Jornal O Diário


    Blogger Comente
    Facebook Comente

0 comentários: